Autenticar
x
ou
x
x
Registar
x

ou
Search - AcyMailing
Search - Remove Shortcode
Phoca Gallery Search
plg_search_kunena
plg_search_docman
Search - Albums
plg_search_weblinks
Pesquisa - Categorias
Pesquisa - Contactos
Pesquisa - Artigos
Pesquisa - Sinais
Pesquisa - Etiquetas

farol002 

OUVIR MÚSICA

Clique aqui para abrir

uma janela de música

Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

Timor 21 Mar. 2017 01:46 #1

  • Vasco Graça
  • Avatar de Vasco Graça Autor do tópico
  • Desligado
  • Membro Iniciado
  • Membro Iniciado
  • Mensagens: 12
  • Obrigado recebido 0
Leio nas últimas notícias que o próximo presidente da Timor Leste será, provavelmente, Lu Olo, o Histórico dirigente da FRETILIN.
Nas últimas eleições presidenciais (2012) Lu Olo foi derrotado pelo candidato Taur Matan Ruak o igualmente histórico dirigente das FALINTIL (constituídas como o braço armado da FRETILIN durante a violenta ocupação indonésia).
Isso recorda-me um dia que fui com o Padre Filomeno Jacob (que será feito desse extraordinário lutador timorense?) jantar a casa da Pascoela Barreto (que viria a ser a primeira embaixadora de Timor em Portugal) e aí nos encontrámos com aqueles dois guerrilheiros que, pela primeira vez, saiam de Timor Leste em missão a Portugal.
Lembro-me da firmeza silenciosa dos dois tímidos homens que há muito poucos dias haviam saído das mais duras condições de vida (ou de sobrevivência) que um homem pode conhecer. Também lá estava o Roque Rodrigues e a sua mulher Paula Pinto, conhecida de longa data.
Eram os primeiros tempos da libertação timorense, tudo estava por definir e a fraternidade era intensa. Foi um jantar de entusiasmos e de projetos.
Muita coisa aconteceu desde então. Firmada a língua portuguesa como língua oficial de Timor Leste deixei de acompanhar o evoluir de acontecimentos pouco desejáveis que se seguiram.
Divisões, conflitos, confrontos entre gente que conheci unidos numa mesma justa causa... Taur Matan Ruak e Lu Olo ...o povo maubere há-de encontrar o melhor caminho e construir a felicidade a que tem direito.
Os melhores votos para o novo Presidente.
Última Edição: por Vasco Graça.
Tempo para criar a página: 0.731 segundos

- Plataforma Cascais no Facebook