Autenticar
x
ou
x
x
Registar
x

ou
Search - AcyMailing
Search - Remove Shortcode
Phoca Gallery Search
plg_search_kunena
plg_search_docman
Search - Albums
plg_search_weblinks
Pesquisa - Categorias
Pesquisa - Contactos
Pesquisa - Artigos
Pesquisa - Sinais
Pesquisa - Etiquetas

farol002 

OUVIR MÚSICA

Clique aqui para abrir

uma janela de música

Judite e Holofernes, Caravaggio

“Judite e Holofernes”, de Caravaggio.

Foi um dos mais notados pintores italianos, o seu trabalho exerceu influência importante no estilo barroco, estilo do qual foi o primeiro grande representante.

Primeira figura feminina pintada pelo autor. “Enfant terrible” do respeito exigido pelas normas saídas do Concílio de Trento, a que não ligava, infringia militantemente o ideal de beleza do Renascimento. A sua obra está repleta de violências e de trevas, que devem (?) ser associadas à sua vida difícil, errática e finalmente pobre, ele, que atingiu a fama em vida, mas a quem a vida palaciana lhe não bastava.

Os detalhes magníficos do jogo da luz e das sombras é o requinte avassalador de uma técnica revolucionária de deslumbramento pictórico. As diferenças do cromatismo da pele das mulheres, o terror, ainda, perceptível do rei assassinado ou aquele fundo onde termina a acção são apontamentos de uma nova maneira de pintar. É o Barroco!

 

Nota de edição

Nota de edição

Michelangelo Merisi da Caravaggio 1903-1962

Sobre Caravaggio foi dito que foi um revolucionário, quer pela sua vida turbulenta, quer pelo facto da sua pintura ter proposto uma oposição consciente ao Renascimento e ao Maneirismo.

Procurou, sempre, a intensidade de efeitos através de veementes contrastes entre o claro e o escuro que modelam as figuras e objectos, e através de uma presença física de um vigor incomparável. Ao evitar qualquer vestígio de idealização e fazer do realismo a sua bandeira, Caravaggio pretendia que nenhum espectador ficasse indiferente aos seus quadros.

Considerado o maior pintor italiano de seu tempo, aprendeu a pintar com Simone Peterzano e, sobretudo, a partir do estudo das obras de alguns artistas venezianos. Algumas de suas obras são rejeitadas pelo naturalismo com o qual aborda as paisagens bíblicas, mas não faltaram mecenas dispostos a adquirir de bom grado aqueles quadros que o clero não via com bons olhos.

 

 

http://www.jornaltornado.pt/judite-e-holofernes-caravaggio//n

Ver original aqui

Imprimir Email

  • Visualizações: 16

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Share Your Location
Digite o texto apresentado na imagem abaixo. Não está claro?

- Plataforma Cascais no Facebook

Para estar informado(a)

Registo para receber a informação da Plataforma Cascais

captcha