Autenticar
x
ou
x
x
Registar
x

ou
Search - AcyMailing
Search - Remove Shortcode
Phoca Gallery Search
plg_search_kunena
plg_search_docman
Search - Albums
plg_search_weblinks
Pesquisa - Categorias
Pesquisa - Contactos
Pesquisa - Artigos
Pesquisa - Sinais
Pesquisa - Etiquetas

farol002 

OUVIR MÚSICA

Clique aqui para abrir

uma janela de música

  • Início
  • Artigos
  • Informação
  • Ex-presos políticos ajudam a instalar Museu Nacional da Resistência

Caso Raríssimas leva à demissão do secretário de Estado da Saúde

O primeiro-ministro anunciou, em comunicado, a nomeadação de Rosa Matos Zorrinho para substituir o secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, que pediu a demissão depois da denúncia de irregularidades na Raríssimas, instituição na qual foi consultor.

Manuel Delgado, secretário de Estado da Saúde demissionário. 17 de Abril de 2017 António Cotrim / Agência LUSA
 

A situação foi exposta por uma reportagem da TVI, através de documentos e de depoimentos de ex-dirigentes e trabalhadores da instituição de apoio a doentes com doenças raras. Em causa está a utilização de fundos da Raríssimas, que recebeu 2,7 milhões de euros da Segurança Social, de acordo com o Público, para pagar despesas pessoais da presidente, que também se demitiu hoje, Paula Brito e Costa.

Para além do salário de 3 mil euros, acumulava despesas de representação com despesas de deslocação alegadamente fictícias, e outros gastos pessoais pagos com um cartão de crédito da instituição.

Manuel Delgado foi consultor da Raríssimas entre 2013 e 2014, tendo-lhe sido pagos mais de 60 mil euros. De acordo com a reportagem da TVI, o secretário de Estado demissionário sabia que o pagamento dos recibos verdes que passou à Raríssimas dependia das transferências do Fundo de Socorro Social, sob tutela da Segurança Social.

Rosa Matos Zorrinho é, desde 2016, presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo. É licenciada em Sociologia e pós-graduada em Administração Hospitalar. Foi presidente da ARS do Alentejo, entre 2005 e 2011, e posteriormente da SAUDAÇOR – Sociedade Gestora de Recursos e Equipamentos de Saúde dos Açores, de acordo com a Sábado.

A sua tomada de posse, de acordo com uma nota da Presidência da República, está agendada para as 19h30 de hoje, no Palácio de Belém.

Ver original aqui.

  • Visualizações: 22

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Share Your Location
Digite o texto apresentado na imagem abaixo. Não está claro?

- Plataforma Cascais no Facebook

Para estar informado(a)

Registo para receber a informação da Plataforma Cascais

captcha