Autenticar

Clique aqui para abrir

uma janela de música

Câmara de Cascais dá 'apoio social' para privatizar a saúde

Edificio do antigo Hospital Condes Castro de Guimaraes em Cascais Foto Google StreetViewer fullviewAinda corre o  'embrulhado' processo com a instalação, em Carcavelos, da Nova Escola de Negócios pelo qual os cascalenses vão pagar 10 Milhões de euros para garantir uma paisagem 'californiana'  à faculdade de economia concebida de acordo com os interesses do dono do Pingo Doce.

Entretanto um novo 'embrulho aí vem.

A Câmara de Cascais projeta um complexo negócio que visa a construção de mais um hospital privado e a eventual instalação anexa de uma Faculdade Privada de Saúde.

Em reunião de Câmara realizada no dia 13 de fevereiro foi aprovada uma proposta para a venda, em condições bastante 'simpáticas', do antigo Hospital Condes de Castro Guimarães ao grupo chinês da FOSUN para aí construir um Hospital privado integrado no grupo Luz.

A proposta foi aprovado pela maioria PSD/CDS , com 4 votos contra dos Vereadores Manuel Mendes e Maria Teresa Gago do PS, do Vereador Clemente Alves do PCP e da Vereadora Isabel Magalhães do Movimento Independente "Ser Cascais". Os  Vereadores Alexandre Sargento do PS e  Ricardo Baptista Leite do PSD/CDS não participaram na votação.

O Antigo Hospital de Cascais foi construído com pdfdinheiros públicos e doações feitas à população de Cascais para fins de carácter social.

Em 2015 a Câmara adquire por um preço especialmente favorável (cerca de 3,5 Milhões de euros) o edifício do antigo Hospital (um dos três edifícios que agora se propõe vender). Atente-se que, então, o Presidente da Câmara garantia que a compra se destinava "para fins sociais de serviço público".

img 818x4552012 02 22 11 46 00 330539.jpgAgora a maioria PSD/CDS da Câmara pretende  celebrar com a  'Luz Saúde SA', pertença da FOSUN, um contrato através do qual:

1) vende o antigo Hospital de Cascais (que adquiriu em 2015);

2) compra (não se sabe por que preço) mais dois outros edifícios, que são pertença da Administração Regional de Saúde, e vende-os conjuntamente;

3) autoriza a demolição destes três imóveis

4) assegura a requalificação do espaço público das ruas envolventes destes três imóveis

5) autoriza a construção do hospital proposto pela 'Luz Saúde , SA'

6) constrói todos os acessos ao dito hospital.

6) garante a emissão de uma deliberação da Câmara de que resulte

a- Inexistência de quaisquer restrições em termos de construção abaixo do solo nos três imóveis.
b - Isenção da 'Luz Saúde' de pagamento de quaisquer taxas e licenças camarárias, incluindo TRIU e compensações urbanísticas.
c - Isenção de pagamento de IMT pela  'Luz Saúde' em virtude da aquisição dos três imóveis.

Por tudo isto a 'Luz Saúde, SA' propõe-se pagar 5,4 Milhões de euros.

Segue-se alguma informação publicada (em 2015 e recentemente) sobre o tema:

1. Plataforma Cascais

O assunto do hospital e faculdade privados deve ser complicado para que o Presidente da Câmara esteja tão apressado.<br />Foi convocada uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal para amanhã ás 21,00h para deliberar sobre o contrato com o grupo Luz Saúde (FOSUN). Curiosamente a Assembleia Municipal está convocada para uma sessão normal cinco dias depois (dia 27). Tanta pressa que o PSD/CDS não podia esperar cinco dias !<br />Mas muito pior ainda o assunto não foi decidido pela Assembleia Municipal e já o Presidente da Câmara anuncia uma sessão para no dia 24 assinar o acordo com o Grupo Luz saúde. <br />Ou seja, nem espera que o assunto seja decidido por quem compete fazê-lo (assembleia Municipal) e já está a dar o facto por adquirido. Tanta pressa e tão estranha noção de democracia!<br />http://plataformacascais.com/plataformacascais/images/0017.jpg

Anexos

Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
Digite o texto apresentado na imagem abaixo. Não está claro?