Autenticar
x
ou
x
x
Registar
x

ou
Search - Remove Shortcode
plg_search_kunena
Search - AcyMailing
Phoca Gallery Search
plg_search_docman
Search - Albums
plg_search_weblinks
Pesquisa - Categorias
Pesquisa - Contactos
Pesquisa - Artigos
Pesquisa - Sinais
Pesquisa - Etiquetas

farol002 

OUVIR MÚSICA

Clique aqui para abrir

uma janela de música

  • Início
  • Artigos
  • Informação
  • POLITICA. António Capucho regressa ao PSD por acreditar no "regresso à matriz social-democrata" do novo líder Rui Rio

Os Curdos do PYD anistiam 120 líderes do Daesh

O Partido da União Democrática (PYD), quer dizer o Partido anarquista curdo sírio, acaba de anistiar (amnistiar-pt) 120 Emires do Daesh (E.I.) e de os incorporar em suas milícias, as Unidades de Proteção do Povo (YPG), revelou o Embaixador da Federação da Rússia na ONU, Vassily Nebenzia.

Cada um desses emires dispõe de sua própria brigada (“Katiba”). Na prática, esta anistia diz respeito, pois, a vários milhares de combatentes.

Esses homens deviam se juntar, inicialmente, à Força de Segurança de Fronteiras imaginada por Brett McGurk e pelo General Joseph Votel. Mas, em seguida a uma contraordem (contra-ordem,pt) do Secretário de Defesa, Jim Mattis, essa unidade não será formada.

No passado, os jiadistas eram apoiados pela Turquia enquanto os separatistas curdos eram apoiados pela OTAN; todos estavam lutando contra a República Árabe Síria. Hoje, estes anarquistas e estes jiadistas estão se batendo juntos contra a Turquia que acaba, por sua parte, de recrutar outros antigos membros do Daesh (EI).




/n

Ver original aqui



  • Visualizações: 16

Detido pela GNR por agressão e tentativa de roubo a jovem no centro de Alcabideche

Segurança

Por Redação
Um indivíduo, de 24 anos, com antecedentes criminais pelo crime de violação, foi detido este sábado, à noite, pela GNR de Alcabideche, que o surpreendeu, em flagrante, a agredir um outro jovem, na via pública, no centro da vila, para lhe roubar o telemóvel.
Segundo o Comando Territorial da GNR de Lisboa, “durante uma ação de patrulhamento, os militares detetaram um indivíduo a desferir uns socos na zona lombar de um outro indivíduo”.
Os militares, de imediato, socorreram a vítima, de 22 anos, a qual informou a tentativa do roubo do seu telemóvel, o que foi confirmado também por testemunhas.
“O agressor foi detido, tendo o mesmo antecedentes criminais pela prática do crime de violação”, adianta o Comando Territorial de Lisboa, do qual depende o Subdestacamento da GNR de Alcabideche.
O suspeito deverá ser submetido a primeiro interrogatório judicial esta segunda-feira no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste, em Cascais.
Imprimir

/n

Ver o original no CASCAIS24 (aqui)

  • Visualizações: 19

JUSTIÇA. Prisão preventiva para autor de facadas em rixa no Bairro Novo de Alcoitão

Segurança

Por redação
O juiz de Instrução Criminal de Cascais decretou a prisão preventiva ao jovem que esfaqueou um outro, durante uma rixa por causa de um canídeo, no Bairro Novo de Alcoitão.
O jovem, de 23 anos, que tem antecedentes criminais por roubo, está indiciado por tentativa de homicídio com arma branca e recolheu ao Estabelecimento Prisional de Caxias, em Oeiras.
Conforme Cascais24 noticiou então, o suspeito foi detido pela GNR de Alcabideche na urgência do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde fora receber tratamento a ferimentos numa das mãos.
A vítima, RP, 33 anos, que vive no Bairro Novo de Alcoitão, foi na altura assistida na urgência do Hospital de Cascais, onde acabou por ser submetida ao laqueamento de vasos sanguíneos na face, dada a gravidade dos ferimentos.
A rixa teve origem em quezílias relativas a um canídeo. 
Imprimir

/n

Ver o original no CASCAIS24 (aqui)

  • Visualizações: 18

Não! Não é em Caracas nem em Havana

Authors: in AS PALAVRAS SÃO ARMAS

Maduro e Castro não são para aqui chamados.
Mas suponhamos que o exército venezuelano ocupava a sua capital?
Qual não seria o chinfrim que a media nacional e estrangeira, a soldo dos ianques, não nos faria ouvir.
Mas é a “democracia” de Temer abençoada pela plutocracia mundial e acolitada pela poderosa media mercenária. E aqui o silêncio é a palavra de ordem.
Na Venezuela estão marcadas novas eleições com aferição colocada à merçê da manhosa comunidade internacional.
UM PERIGO!

Leia original aqui

  • Visualizações: 26

19.02.1997 – O dia em que morreu Rómulo de Carvalho / António Gedeão

Authors: in ENTRE AS BRUMAS DA MEMÓRIA

Rómulo de Carvalho / António Gedeão morreu em 19 de Fevereiro de 1997. Foi um grande professor de Química, estudioso e grande divulgador da História da Ciência, que os seus alunos do Liceu Pedro Nunes e do Liceu Camões nunca esqueceram.
Também poeta, autor de numerosos livros e do texto que deu vida à inesquecível canção Pedra Filosofal. Um pretexto como qualquer outro para a ouvir de novo, com a beleza de sempre e oportuna, hoje como em 1969, quando Manuel Freire musicou o poema publicado em Movimento Perpétuo (1956).
Fica também este manuscrito com parte do poema «Como será estar contente», publicado em Máquina de Fogo, 1960:
Lançar os olhos em volta, / moderado e complacente, / e tratar com toda a gente / sem tristeza nem revolta? / Sentir-se um homem feliz, / satisfeito com o que sente, / com o que pensa e com o que diz? / Como será estar contente?

Deve haver qualquer mecânica, / qualquer retesada mola / que se solta e desenrola / no próprio instante preciso, / para que um homem de carne, / de olhos pregados no rosto, / possa olhar e rir com gosto / sem estranhar o som do riso. (...)
.

Leia original aqui

  • Visualizações: 17

Dois agentes da PSP feridos em despiste de carro-patrulha na Marginal na Parede

Atual

Por Redação
Dois agentes da PSP ficaram feridos no despiste do carro-patrulha onde seguiam, este sábado, ao início da tarde, na estrada Marginal, na Parede, confirmou, a Cascais24, o comandante Pedro Araújo, dos Bombeiros de Parede.
 
O acidente registou-se pela uma hora e meia da tarde, na Marginal, junto ao Hospital de Santana, quando o veículo policial, um Fiat Punto, atribuído ao programa da Escola Segura, mas utilizado para patrulhamento ao fim de semana, terá embatido na berma do passeio.
 
Os dois agentes da PSP da 51ª. esquadra (Estoril) ficaram feridos, mas sem gravidade, tendo sido transportados em ambulância dos bombeiros de Parede à urgência do Hospital de Cascais.
 
O veículo policial ficou inoperacional e teve que ser rebocado.
 
Nas operações, que duraram cerca de hora e meia, estiveram mobilizados onze operacionais, apoiados por quatro veículos, dos Bombeiros de Parede e da PSP.

/n

Ver o original no CASCAIS24 (aqui)

  • Visualizações: 25

PCP alerta para processos de "municipalização de áreas sociais" em Cascais que "devem ser travados"

Atual

Por Redação
Os processos de municipalização das áreas sociais no concelho de Cascais, como a educação, saúde, cultura e património, transportes, segurança pública e questões da orla costeira estão a preocupar o PCP, que considera serem processos que “visam a desresponsabilização do Estado Central e que podem ter como objetivo a privatização de serviços públicos”.
Estas preocupações foram manifestadas, este domingo, durante uma sessão de esclarecimento sobre os eixos da política alternativa, patriótica e de esquerda que o PCP propõe para o País, que decorreu no Salão dos Bombeiros Voluntários da Parede e na qual participou Jorge Pires, da Comissão Política do Comité Central do partido.
Jorge Pires
Perante cerca de 50 participantes nesta sessão de esclarecimento e ao nível das preocupações do PCP no concelho de Cascais foi sublinhado que “o esclarecimento, a denúncia e a luta junto dos trabalhadores e das populações é o caminho para travar estes processos e afirmar a necessidade de valorização e defesa das funções sociais do Estado e dos serviços públicos de qualidade e universais”.
Esta sessão pública bastante concorrida foram debatidas, ainda, as principais linhas da proposta política que o PCP defende, entre as quais a renegociação da dívida, o investimento público e a produção nacional, a valorização do trabalho e dos trabalhadores, o controlo público dos sectores estratégicos da economia, a defesa das funções sociais do Estado e dos serviços públicos de qualidade, mais e maior justiça fiscal e a defesa de uma política de soberania e independência de Portugal”.
Imprimir

/n

Ver o original no CASCAIS24 (aqui)

  • Visualizações: 17

POLITICA. António Capucho regressa ao PSD por acreditar no "regresso à matriz social-democrata" do novo líder Rui Rio

Atual

Por Redação
Expulso em 2014, depois de ter apoiado uma lista independente às eleições autárquicas, "Sintrenses com Marco Almeida", tendo sido eleito deputado municipal em Sintra como cabeça de lista da segunda força política mais votada, o antigo presidente da Câmara de Cascais e ex-vice presidente do PSD António Capucho vai regressar ao partido e, esta segunda-feira, o dia seguinte ao Congresso de consagração do novo líder, saudou o “regresso à matriz social-democrata” da liderança de Rui Rio.
Até final da semana, António Capucho, 73 anos, gestor reformado, vai pedir ao Conselho de Jurisdição Nacional, a revogação da decisão, que suspendeu a sua militância no PSD.
Em declarações à agência Lusa, Capucho afirmou que já não se justificam os motivos que levaram à suspensão da militância por ele e mais 80 militantes apoiarem Marco Almeida, dado que o PSD se “arrependeu” e apoiou-o nas autárquicas seguintes.
No dia seguinte ao congresso do PSD, António Capucho anotou que a moção de estratégia “é de regresso à matriz social-democrata”, que faz “uma retificação do percurso anterior”, com Pedro Passos Coelho, com a qual discordou.
E disse esperar que resulte — “tenho esperança que sim” — o “acordo político” entre Rui Rio para uma “unidade na ação” no partido, desdramatizando quer a votação da comissão política (64,7%), quer a escolha da ex-bastonária Elina Fraga para vice-presidente.
Capucho afirmou-se favorável a acordos com o PS em áreas como a segurança social ou a justiça, que o novo líder Rui Rio defendeu nos dois discursos aos congressistas, na sexta-feira e no domingo, ou ainda nas leis eleitorais.
Militante social-democrata desde 1974, António Capucho integrou o VIII Governo Constitucional como Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, exercendo depois o cargo de Ministro da Qualidade de Vida no IX Governo. Foi Ministro dos Assuntos Parlamentares, entre 1987 e 1989, data em que assumiu a coordenação do Grupo Europeu do PSD e foi eleito vice-presidente do Parlamento Europeu 1989-1998).
A 9 de Junho de 1997 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.
Foi eleito presidente da Câmara Municipal de Cascais em 2001, 2005 e 2009, tendo renunciado ao mandato, por alegados motivos de saúde, em janeiro de 2011, a favor do atual presidente Carlos Carreiras.
Nas eleições autárquicas de 2013 foi eleito para a Assembleia Municipal de Sintra pela lista independente "Sintrenses com Marco Almeida".
Adepto e praticante federado de diversas modalidades desportivas, foi ainda dirigente do Clube de Ténis do Estoril e da Associação Desportiva da Costa do Sol, de que é sócio-fundador.
Imprimir

/n

Ver o original no CASCAIS24 (aqui)

  • Visualizações: 19

A superioridade dos exércitos dos EUA em questão

Os peritos militares que vieram observar os combates no Iraque e na Síria são formais: em matéria convencional, o exército russo é agora superior ao exército dos EUA.

Ouvidos pela Comissão senatorial das Forças Armadas, a 7 de Fevereiro de 2018, os Generais John Murray, Joseph Anderson, Paul Ostrowski e Robert Dyess, das Forças Terrestres dos E.U.A, confirmaram a actual impossibilidade de manter, ao mesmo tempo, os armamentos do presente e de colocar em serviço outros mais avançados.

Os quatro generais afirmaram que os exércitos dos EUA seriam em breve, igualmente, ultrapassados pelas Forças chinesas.

Os generais pronunciaram-se por um aumento significativo do seu orçamento. No entanto, a crise de gestão das Forças Armadas, que dura desde há uma vintena de anos, não permite saber se esse dinheiro trará resultados ou se perderá em custos burocráticos.

Há dois anos atrás, escrevíamos: «O exército russo afirma a sua superioridade em guerra convencional», Thierry Meyssan, Réseau Voltaire, 19 octobre 2015. A partir de agora, esse é o ponto de vista oficial do Pentágono.




/n

Ver original aqui



  • Visualizações: 19

E quanto a Santana Lopes

Authors: in ENTRE AS BRUMAS DA MEMÓRIA

«Quando o Presidente do teu clube te diz que não podes ler jornais nem ver televisão e ainda por cima és recasado.»
Rui Rocha no Facebook
.

Leia original aqui

  • Visualizações: 14

ACORDO. Cancelada greve nos comboios

Atual

Por Redação
A greve na CP, prevista para esta segunda-feira, foi cancelada na sequência do acordo a que chegaram este sábado, ao final do dia, administração e sindicatos.
A própria empresa anunciou que, "na sequência das negociações, desenvolvidas nos últimos dias e concluídas pelas 18h00 de hoje, entre a administração da empresa e as organizações sindicais, foi desconvocada a greve prevista para o próximo dia 19 de fevereiro".
 
A CP informou, ainda, prever-se assim “a normal circulação de comboios em todo o País".
Em comunicado, a administração da CP congratula-se com “a colaboração e capacidade de diálogo das organizações representativas dos trabalhadores, que permitiram encontrar os consensos necessários para evitar esta greve”. Recorda-se que, só na linha de Cascais, mais de 100 mil pessoas seriam afetadas pela falta de comboios esta segunda-feira.  Noticia relacionada
GREVE. Mais de 100 mil sem comboios na linha de Cascais esta segunda-feira 

/n

Ver o original no CASCAIS24 (aqui)

  • Visualizações: 23

- Plataforma Cascais no Facebook

Para estar informado(a)

Registo para receber a informação da Plataforma Cascais

captcha