• A.Teixeira in 'Herdeiro de Aécio'
  • Portugal

A «ALMOÇARADA» NA TRAFARIA

Domingo, 7 de Maio de 1944. «O 1º batalhão da Brigada Naval da Legião Portuguesa, acampado desde ontem na mata da Trafaria, terminou hoje o seu exercício de campo. Esta manhã, depois da alvorada e da missa campal, com a presença do sr. comandante Henrique Tenreiro, efectuou-se um exercício de progressão na praia entre a Cova do Vapor e a Trafaria.
Partia-se da hipótese que os legionários tinham levado a cabo um desembarque naquela zona, onde encontraram resistência. O exercício, dirigido pelo comandante do 1º batalhão, 1º tenente Horácio de Carvalho, desenvolveu-se normalmente e o batalhão, utilizando todos os serviços de transmissões, fez a sua progressão até ao local do acampamento.
Ás 13 e 30 realizou-se, á sombra do pinhal, um almoço de confraternização, a que presidiu o sr. comandante Henrique Tenreiro e com as presenças dos srs. capitão de mar e guerra Alberto dos Santos e major Nascimento, Chefe de Estado Maior da Brigada Naval, bem como de muitos oficiais, graduados, etc.
Aos brindes, usou da palavra o sr. comandante Henrique Tenreiro, que pronunciou um caloroso discurso, entrecortado de grandes aplausos.
Começou por lembrar que o sr. comandante Alberto dos Santos, grande amigo da Brigada Naval, completava hoje 70 anos, passando por isso à reforma, motivo pelo qual traçou o seu elogio.
Continuando, o sr. comandante Tenreiro afirmou que, "certos da vitória de Salazar, os legionários continuam unidos e prontos a obedecer-lhe à primeira voz".
Acentuou que a união da Brigada Naval tem sido timbre daquela corporação, sendo necessário que continue a sê-lo enquanto Salazar assim o entender.
Terminou lembrando aos legionários navais, que, sendo eles soldados da Revolução Nacional, cumpre-lhes manter cabeças ao alto, fé em Deus e na política do Estado Novo.
O sr. major Carlos Nascimento, chefe de Estado Maior da Legião, exaltou depois o espírito de unidade e a força espiritual e material dos legionários, afirmando que o comandante Henrique Tenreiro tinha na Brigada Naval um dos grande expoentes do seu espírito de grande organizador.
Por último, o sr. comandante Alberto dos Santos agradeceu as palavras que lhe tinham sido dirigidas e incitou os legionários a cumprirem sempre os seus deveres.
O batalhão regressou a Lisboa ao fim da tarde
O que acabaram de ler é a transcrição completa da notícia. Num Mundo então em guerra, esta história de umas manobras navais na outra banda quase parece uma paródia provocatória. Do outro lado do Mundo fuzileiros navais americanos arriscavam e perdiam a vida em operações anfíbias que por cá eram encenadas com a seriedade de um piquenique de fim de semana: uma noite de acampamento, seguida de alvorada e missa, com uma passeata entre duas praias para apanhar a brisa do mar e abrir o apetite para o almoço, servido à sombra dos pinheiros, a que se seguiu uma sequência de discursos para ajudar a digestão. Houvesse ele invasão e a Pátria estava salva graças ao 1º batalhão da Brigada Naval da Legião Portuguesa.

 

Veja o original em 'Herdeiro de Aécio' na seguinte ligação::

http://herdeirodeaecio.blogspot.com/2019/05/a-almocarada-na-trafaria.html

Artigos relacionados

Da Memória
Da Memória DIA 15, FALAMOS Ao longo de meses e meses temos assistido a um fenómeno imprevisto no quadro da saúde mental da p... 169 views Sat, 15 Jun 2019, 13:50:31
Declarar a obra de José Afonso de interesse nacional
Declarar a obra de José Afonso de interesse nacional No ano em que se comemora o nonagésimo aniversário de José Afonso, sintomaticamente ,a sua obra encontra-se e... 95 views Thu, 13 Jun 2019, 13:44:53
ISAURA ASSUNÇÃO DA SILVA (BORGES COELHO) [I] || POEMA DE ANTÓNIO BORGE...
ISAURA ASSUNÇÃO DA SILVA (BORGES COELHO) [I] || POEMA DE ANTÓNIO BORGE... * ISAURA ASSUNÇÃO DA SILVA (BORGES COELHO) *  [20/06/1926 - 11/06/2019] «SIM» || POEMA DE ANTÓNIO BORGES COEL... 70 views Wed, 12 Jun 2019, 23:12:48
No Ocidente, é só mentiras
No Ocidente, é só mentiras Thierry Meyssan* Thierry Meyssan reage à comemoração do desembarque na Normandia, ao do massacre de Tiananme... 70 views Mon, 10 Jun 2019, 16:05:42
Rodolfo A. Abreu
Rodolfo A. Abreu (1903 – 1966) Prestigiado antifascista muito respeitado no Norte do País, este professor destacou-se como pedagog... 113 views Sun, 12 May 2019, 09:41:11
As tropas americanas libertaram realmente Mauthausen?
As tropas americanas libertaram realmente Mauthausen? A história da “libertação de Mauthausen” por tropas dos EUA em 1945 não é só mal contada. Omite também que essa libertaç... 116 views Fri, 10 May 2019, 11:32:08

Memória

  • Criado em .
  • Visualizações: 49
Participe na Rede

Para estar informado(a)

Registo para receber a informação da Plataforma Cascais

captcha