• Início
  • Artigos
  • Portugal
  • Portugal | PSD pondera recuo na votação final do tempo de serviço dos professores

Portugal | “Não se deve generalizar” e eu às vezes vejo pretos

Isabel Moreira | Expresso | opinião
As recentes acontecimentos no Bairro da Jamaica foram analisados, como não podia deixar de ser, em si mesmos. Estando em circulação um vídeo que gerou a revolta de uns e a defesa da atuação da polícia por parte de outros, não se espera que em cima do acontecimento se paralise o direito à indignação de quem tem um acumulado de histórias às costas em nome de uma mesa redonda, com acesso restrito, que “vá ao fundo da questão” com o mote “não se deve generalizar”.
Bem ou mal comparado, quando tantas e tantos de nós saímos à rua para protestar contra sentenças sexistas, exortando ao fim da “justiça machista”, não vi Partidos “institucionalistas” e vozes tão acesas nos últimos dias a acusarem-nos de “generalizar”, a acusarem-nos de lançar uma suspeita sobre todas e todos os juízes do país ou a desvalorizar a importância da Justiça.
O debate profundo sobre o racismo estrutural, institucional e sobre o apartheid social é um debate urgente, mas não se pode exigir a quem reage a um caso que merce e terá investigação e a quem se manifesta na Avenida da Liberdade que tenha cuidadinho, não vá o seu protesto manchar “toda” uma instituição.
Pelo contrário: cada atuação policial alegadamente violenta e/ou racista tem de ser denunciada e investigada; ainda bem que há associações como o SOS racismo com gente que não se cala há mais de vinte anos; devíamos agradecer a existência, em democracia, de relatórios como ESTE denunciando que em Portugal o racismo é tolerado pela Polícia e que as denúncias não são investigadas a fundo.
Afinal, a melhor forma de dignificar a nossa democracia e as suas instituições é, precisamente, identificar as suas falhas no curto e no longo prazo.
Ou não?
Afirmar que há um historial de violência policial contra pessoas racializadas em bairros periféricos é repudiar a instituição PSP? Claro que não.
Um pouco de seriedade e um pouco de respeito por quem vive invisível e sem voz e sem direito a ser versão oficial do que quer que seja.
Não sei o que é viver no Bairro da Jamaica, agora finalmente com um plano de realojamento em ação. Não sei o que é ser a preta da periferia sem dinheiro para casa digna condenada ao bairro dos prédios inacabados. Não sei o que é ser o preto que ali está há mais de vinte anos à espera de ser gente. Não sei o que é viver policiada, mergulhada na pobreza e nos dramas socias que a pobreza acarreta. Não sei o que é o insulto diário, a não identificação da minha pele com a nacionalidade portuguesa, não sei o que é ouvir e ler “volta para a tua terra”.
Pior.
Não sei de pretos e pretas. Só de alguns que se safaram.
Desde que me lembro de mim, nos bairros em que vivi, só sei de gente branca. Quer dizer: a gente branca era e é a gente “igual”. Da infância até agora, longe da periferia, a gente preta existe: limpa-nos as casas, faz as obras na via pública e recolhe o lixo.
Isto é assim, mas há pretos e pretas que se safaram.
É que eu não quero generalizar e às vezes até vejo pretos.

 

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

http://paginaglobal.blogspot.com/2019/01/portugal-nao-se-deve-generalizar-e-eu.html

Tags:

Artigos relacionados

Ninguém corre! Ninguém corre!*
Ninguém corre! Ninguém corre!* NINGUÉM CORRE! Esta foi a expressão que aprendi ser dita por qualquer negro de um bairro periférico quando aparece a po... 54 views Wed, 12 Jun 2019, 07:30:47
HÁ PESSOAS BOAS RACISTAS?
HÁ PESSOAS BOAS RACISTAS? Gostaria de responder que não até porque silogisticamente seria uma contradição – na medida em que ser-se boa pe... 50 views Tue, 11 Jun 2019, 18:43:15
Candidata afrodescendente à UE quer que imigrantes "deixem de ser invi...
Candidata afrodescendente à UE quer que imigrantes "deixem de ser invi... Anabela Rodrigues integra a candidatura do Bloco de Esquerda às eleições europeias de maio. A portuguesa de desc... 121 views Sat, 11 May 2019, 22:14:41
Portugal | Racismo
Portugal | Racismo Nada menos do que a erradicação absoluta de qualquer tipo de discriminação com base na cor da pele nos deve ou p... 42 views Tue, 09 Apr 2019, 19:05:30
Política de identidades”, uma regressão  civilizacional
Política de identidades”, uma regressão civilizacional   Artigo de Guilherme Valente que saiu no Público de 17/2:  Uma das responsabilidades definidoras do Estad... 50 views Mon, 25 Feb 2019, 21:12:43
Portugal | Parlamento prepara relatório sobre racismo a apresentar em ...
Portugal | Parlamento prepara relatório sobre racismo a apresentar em ... A Assembleia da República está a preparar um relatório sobre racismo, xenofobia e discriminação étnico-racial qu... 75 views Thu, 07 Feb 2019, 14:04:10

Racismo

  • Criado em .
  • Visualizações: 12
Participe na Rede

Para estar informado(a)

Registo para receber a informação da Plataforma Cascais

captcha