• Início
  • Artigos
  • Cascais
  • Cascais nasceu há 655 anos com os “pescadores de redes”

Carreiras anuncia "altos voos" para Tires

Atual

Por Redação
06 junho 2019
O chefe do governo local de Cascais, Carlos Carreiras, revelou esta quinta-feira que o aeroporto de Cascais, em Tires, está a preparar-se para receber a totalidade da aviação executiva até 2021.
O autarca defendeu que Cascais tem “a ambição de ser o aeroporto de referência a nível da Aviação Executiva, e isso tem vantagens acrescidas porque liberta o aeroporto de Lisboa que vive grande constrangimento”.
Carreiras falava à margem da cerimónia de inauguração do novo Centro de Simuladores de Voo da TAP – o mais recente e moderno centro de excelência na formação de pilotos da TAP, que dispõe de tecnologia de ponta, permitindo à transportadora aérea portuguesa conferir treino, renovações de licença, qualificações tipo A320 (FFS Level D) e upgrades a pilotos.
Considerado o 4º de maior movimento depois de Lisboa, Porto e Faro, o Aeroporto de Cascais, em Tires, é também o mais expressivo na formação aeronáutica do País. Aqui 

É nele que operam 7 escolas de aviação responsáveis pela formação de quase 400 alunos por ano (30% deles estrangeiros) e onde existem mais de duas dezenas de empresas, que empregam cerca de meio milhar de trabalhadores.
 
No plano logístico, o projeto em curso de um nó na A5 que facilite o seu acesso emoldura a sua importância no concelho e na área da grande Lisboa e ilustra a dimensão que o Aeroporto de Cascais atingiu.
De carácter internacional, é atualmente responsável por quase toda a aviação executiva da área de Lisboa e não esconde a ambição de a assumir por inteiro dentro de dois anos. 
Ocupando 42 hectares de área e com 1.700 metros de comprimento por 30 metros de largura de pista e 5 placas de estacionamento, Alfa, Bravo, Charlie, Delta e Echo, que dão acesso aos hangares, o aeroporto de Cascais registou, no ano passado, a movimentação de 45 971 aeronaves, sendo 27 030 aviões e 1356 helicópteros. Por Tires circularam no mesmo período quase 20 mil passageiros (13.194 embarcados e 6.742 desembarcados).
A melhoria dos acessos pela autoestrada A5 ao aeroporto, que recebeu recentemente a certificação de nível IV, está também prevista no âmbito da expansão da infraestrutura aeroportuária.

Ver o original em "CASCAIS24" na seguinte ligação::

http://www.cascais24.pt/p/atual-o-chefe-do-governo-local-de.html

  • Criado em .
  • Visualizações: 71
Participe na Rede

Para estar informado(a)

Registo para receber a informação da Plataforma Cascais

captcha