• Artigos
  • Cascais
  • Alforrecas invadem praia de S. Pedro do Estoril e obrigam a içar Bandeira Vermelha

Cascais faz reconstituição do 25 Abril

Atual

Por Redação
24 abril 2019
Os 45 anos da revolução de abril de 1974 são comemorados esta quinta-feira na Baía de Cascais com a reconstituição de um dos momentos mais importantes da história, que passam pela interpretação das músicas que marcaram a Revolução dos Cravos e a exposição ao público de uma chaimite igual àquela em que o capitão Salgueiro Maia transportou o então deposto presidente do Conselho de Ministros, Marcelo Caetano, desde o quartel da GNR, no Carmo, até ao aeroporto de Figo Maduro.
Joaquim Furtado, à época locutor de serviço no Rádio Clube Português, na Sampaio e Pina, e que leu o primeiro comunicado do Movimento das Forças Armadas ao País, depois das instalações serem ocupadas sob o nome de código "México", estará presente nas comemorações.
O programa terá início pelas 11h00, com a reconstituição de um dos momentos mais marcantes da Revolução de Abril, aquele em que Salgueiro Maia enfrentou o regimento da Cavalaria 7, comandado pelo brigadeiro Junqueira dos Reis, na rua do Arsenal, e em que o cabo José Alves Costa contraria a ordem de disparo contra o capitão Salgueiro Maia.
 A reconstituição histórica estará a cargo dos atores Paulo Duarte Ribeiro, Tobias Monteiro e André Nunes e de vários voluntários como figurantes que representarão os militares da Cavalaria 7.
As músicas que marcaram a Revolução de Abril serão interpretadas pelas seis Bandas Filarmónicas do Concelho de Cascais.
O cantor Pedro Vaz interpretará o tema “E depois do adeus”, de Paulo de Carvalho.
A reconstituição histórica terminará ao som do Hino Nacional, mas as comemorações prosseguirão com o filme “Capitães de Abril”, às 17h00, no Centro Cultural de Cascais e com a estreia da peça de teatro “26 de abril – O dia seguinte” no Teatro Gil Vicente.

Ver o original em "CASCAIS24" na seguinte ligação::

Participe na Rede