• Início
  • Artigos
  • Cascais
  • Corpo de músico Mário Piçarra em câmara ardente na capela da igreja de Parede

Cascais faz reconstituição do 25 Abril

Atual

Por Redação
24 abril 2019
Os 45 anos da revolução de abril de 1974 são comemorados esta quinta-feira na Baía de Cascais com a reconstituição de um dos momentos mais importantes da história, que passam pela interpretação das músicas que marcaram a Revolução dos Cravos e a exposição ao público de uma chaimite igual àquela em que o capitão Salgueiro Maia transportou o então deposto presidente do Conselho de Ministros, Marcelo Caetano, desde o quartel da GNR, no Carmo, até ao aeroporto de Figo Maduro.
Joaquim Furtado, à época locutor de serviço no Rádio Clube Português, na Sampaio e Pina, e que leu o primeiro comunicado do Movimento das Forças Armadas ao País, depois das instalações serem ocupadas sob o nome de código "México", estará presente nas comemorações.
O programa terá início pelas 11h00, com a reconstituição de um dos momentos mais marcantes da Revolução de Abril, aquele em que Salgueiro Maia enfrentou o regimento da Cavalaria 7, comandado pelo brigadeiro Junqueira dos Reis, na rua do Arsenal, e em que o cabo José Alves Costa contraria a ordem de disparo contra o capitão Salgueiro Maia.
 A reconstituição histórica estará a cargo dos atores Paulo Duarte Ribeiro, Tobias Monteiro e André Nunes e de vários voluntários como figurantes que representarão os militares da Cavalaria 7.
As músicas que marcaram a Revolução de Abril serão interpretadas pelas seis Bandas Filarmónicas do Concelho de Cascais.
O cantor Pedro Vaz interpretará o tema “E depois do adeus”, de Paulo de Carvalho.
A reconstituição histórica terminará ao som do Hino Nacional, mas as comemorações prosseguirão com o filme “Capitães de Abril”, às 17h00, no Centro Cultural de Cascais e com a estreia da peça de teatro “26 de abril – O dia seguinte” no Teatro Gil Vicente.

Ver o original em "CASCAIS24" na seguinte ligação::

http://www.cascais24.pt/p/blog-page_952.html

  • Criado em .
  • Visualizações: 150

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Para estar informado(a)

Registo para receber a informação da Plataforma Cascais

captcha