• Início
  • Artigos
  • Cascais
  • Dois GNRs feridos ao intervirem em desacatos entre 20 civis no largo de Alvide

CSI da Judiciária investiga fogo que matou mulher e fez 12 intoxicados em habitação

Fogo deixou impressionante rasto de destruição na habitação (Foto DR/ Cascais24)
Por Redação
14 dezembro 2018
Peritos do Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária (PJ) foram chamados a investigar a origem do incêndio que, esta sexta-feira, de manhã, provocou um morto e 12 intoxicados, entre os quais 4 crianças e dois agentes da PSP, no primeiro andar de um edifício de habitação social, na rua da Fidelidade, em São Domingos de Rana, apurou Cascais24.
 
A vítima mortal é uma mulher, de 60 anos, locatária da habitação onde o fogo deflagrou e cujo corpo foi removido ao início da tarde pela auto maca da PSP para o Gabinete Médico Legal da Guia para ser submetido a autópsia.
Fontes contatadas por Cascais24 não confirmaram nem desmentiram que a mulher tenha ficado carbonizada no incêndio, que deflagrou pouco depois das nove horas da manhã.
Pedro Carvalho, que dirigiu e coordenou a operação
À exceção dos dois agentes da PSP 56ª Esquadra (Trajouce), que sofreram intoxicação, por inalação de fumos, ao tentaram resgatar moradores do edifício e que foram assistidos no local, 10 outras pessoas, entre as quais 4 crianças e seis adultos, com a mesma sintomatologia, tiveram necessidade de ser assistidas nas urgências do Hospital de Cascais, disse, a Cascais24, Pedro Carvalho, Segundo Comandante dos Bombeiros de Carcavelos e São Domingos de Rana, que dirigiu e coordenou as operações.
 
O incêndio, que deflagrou no primeiro andar do edifício de habitação social de três pisos foi pronta e eficazmente combatido pelos corpos de Bombeiros de Carcavelos e São Domingos de Rana, Alcabideche e Parede, os quais, no entanto, não lograram impedir a sua destruição, embora tivessem conseguido impedir que as chamas alastrassem e tomassem proporções mais dramáticas.
Equipas de socorro no local (Foto DR/ Cascais24)
 
"A fração afetada ficou sem condições de habitabilidade", revelou, por sua vez, Carlos Estibeira, da Proteção Civil Municipal de Cascais, segundo o qual "os três moradores desalojados serão realojados pelo município".
Já os moradores das restantes frações puderam regressar às suas habitações, depois de os Bombeiros terem procedido à ventilação de todo o edifício e da equipa de uma empresa de gás natural ter procedido a vistorias de segurança.

Pânico

O incêndio causou momentos de grande pânico, não só entre os moradores do edifício, como naqueles que lhe estão contíguos e em toda a área envolvente.
Dois agentes da PSP foram assistidos no local, mas os restantes intoxicados tiveram que ser evacuados para o Hospital (Foto DR/Cascais24)
Enquanto chamas alterosas lavravam na habitação, densas camadas de fumo envolveram todo o interior e exterior do edifício, onde havia ainda pessoas a dormir, como foi o caso de uma criança, que foi resgatada às costas, como "um saco de batatas", pelos Bombeiros.
Subintendente da PSP de Cascais Francisco Marques
Segundo o Subintendente Francisco Marques, Adjunto do Comando da Divisão Policial de Cascais, "a PSP realizou todos os procedimentos neste caso, nomeadamente criando um perímetro de segurança por forma a facilitar o trabalho e a intervenção das equipas de socorro".
Nas operações de combate a este incêndio estiveram mobilizados 48 operacionais, apoiados por 20 veículos, dos Bombeiros de Carcavelos e São Domingos de Rana, Parede e Alcabideche, a moto do INEM e a VMER do Hospital de Cascais, a PSP e a Proteção Civil Municipal.
A PSP montou um perímetro de segurança para facilitar o trabalho das equipas de socorro (Foto DR/ Cascais24)
 
 

Ver o original em "CASCAIS24" na seguinte ligação::

http://www.cascais24.pt/p/blog-page_778.html

Artigos relacionados

Inspectores da PJ revoltados com novo estatuto do Governo
Inspectores da PJ revoltados com novo estatuto do Governo Após 20 anos da aprovação do estatuto em vigor, o Ministério da Justiça deu a conhecer aos profissionais da Polícia Ju... 116 views Fri, 17 May 2019, 18:34:35
Dois feridos em atropelamento em Cabeço de Mouro
Dois feridos em atropelamento em Cabeço de Mouro Por Redação 08 maio 2019 Dois feridos, um deles grave, é o balanço de um atropelamento registado esta quarta-fe... 71 views Thu, 09 May 2019, 09:48:50
Roubo do século? Hackers levam mais de US$ 40 milhões em bitcoins de c...
Roubo do século? Hackers levam mais de US$ 40 milhões em bitcoins de c... CC BY 2.0 / Marco Verch / Bitcoin broken in half A empresa Binance, uma das maiores corretoras de criptomoeda... 56 views Wed, 08 May 2019, 19:46:10
Sapadores contestaram alterações ao estatuto em frente ao Parlamento
Sapadores contestaram alterações ao estatuto em frente ao Parlamento Mais de uma centena de bombeiros sapadores de Lisboa estiveram concentrados esta segunda-feira, em protesto contra a p... 48 views Tue, 07 May 2019, 10:47:26
Populares apanham e entregam à PSP ladrão de esticão na Parede
Populares apanham e entregam à PSP ladrão de esticão na Parede Por Redação 03 maio 2019 Um homem, 37 anos, que tinha acabado de roubar, por esticão, a mala a uma mulher, na P... 86 views Fri, 03 May 2019, 23:31:27
Fogo e explosão assustou Barrunchal de Manique
Fogo e explosão assustou Barrunchal de Manique Por Redação 03 maio 2019 Um incêndio, seguido de, pelo menos, uma violenta explosão, que deflagrou esta sexta-fei... 249 views Fri, 03 May 2019, 16:23:47

Segurança

  • Criado em .
  • Visualizações: 125
Participe na Rede

Para estar informado(a)

Registo para receber a informação da Plataforma Cascais

captcha