• Início
  • Artigos
  • Cascais
  • Boeing 767 assusta Cascais pela baixa altitude

cascais001Informação e opinião diversa que se refere ao concelho e suas freguesias.

Menina de 10 anos morre em colisão entre dois veículos em Manique de Baixo

Segurança
Por Redação
19 maio 2019
Uma menina, de 10 anos, morreu, um outro menino, de 13 sofreu ferimentos graves e seis outras pessoas sofreram ferimentos leves numa aparatosa colisão entre dois veículos, registada este sábado, ao início da madrugada, perto da coletividade de Manique de Baixo, na freguesia de Alcabideche.

A colisão registou-se num local onde os acidentes têm sido cada vez mais frequentes.

O alerta foi dado pouco depois da meia-noite.

Numa das viaturas seguiam oito pessoas, três crianças e cinco adultos, sendo que, segundo fonte envolvida nas operações de socorro disse, a Cascais24, as crianças viajariam na bagageira.

O veículo era conduzido pela mãe da menina que acabou por falecer. A condutora terá acusado álcool no sangue.

Na outra viatura viajavam seis pessoas, que não terão carecido de assistência hospitalar. O condutor, apurou Cascais24, não possuiria habilitação legal para conduzir.

Todos os 7 feridos foram estabilizados no local e transportados em ambulâncias dos Bombeiros de Alcabideche e do Estoril ao Hospital de Cascais.

Já o corpo da menina, depois de confirmado o óbito no local pelo médico da VMER do Hospital de S. Francisco Xavier, foi removido numa ambulância dos Bombeiros de Alcabideche para o Gabinete Médico Legal instalado no cemitério da Guia, em Cascais.

Segundo José Palha Gomes, comandante dos Bombeiros de Alcabideche, "não houve necessidade de efetuar qualquer operação de...

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 38

O caso da morte anunciada da Comissão Especial dos Pescadores pelo presidente da Assembleia de Freguesia de Cascais e Estoril ou como calar os pescadores

                                                                              18 MAIO 2019

Como é sabido, na sequência de proposta da CMC de classificação da Praia dos Pescadores como praia de uso balnear e dos impactos que isso teria na atividade dos pescadores de Cascais, encabecei uma iniciativa que levou à realização de uma sessão extraordinária da Assembleia de Freguesia de Cascais e Estoril no passado dia 27 de março.

Nessa sessão – uma das mais concorridas e na qual estiverem presentes e participaram diversos pescadores – foram apresentadas diversas propostas para defesa dos pescadores e a continuação da sua atividade. Contudo, na condição de essas propostas virem a ser objeto de análise em sede de comissão especial, foi deliberado, por unanimidade, não proceder à votação das mesmas e criar uma comissão especial constituída por um representante de cada um dos partidos e das duas associações de pescadores de Cascais, destinada a analisar as propostas e a propor medidas concretas para atingir aqueles objetivos.

Na primeira reunião da Comissão Especial (em 2 de abril) foi deliberado que as reuniões seriam semanais e que seria ouvido, desde logo, o Presidente da Câmara de Cascais. A audição do Presidente da CMC teve lugar no dia 16 de abril e nela ficou...

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 21

Estátua Viva Guilherme Ferreira trouxe John Lennon e os Beatles à baixa de Cascais

Cultura

Por Redação
17 maio 2019

Foi no sábado passado que nacionais e estrangeiros foram surpreendidos, na baixa de Cascais, junto à Farmácia Cordeiro, na rua Frederico Arouca, com a atuação do jovem artista Guilherme Ferreira que, misturando uma estátua viva com a mimica, encarnou a personagem de John Lennon ao mesmo tempo que fez reviver algumas das mais conhecidas canções dos Beatles –a histórica banda de rock britânica formada em Liverpool em 1960.

“A personagem de John Lennon surgiu quando há cinco anos o Rock In Rio fez-me o pedido”, diz, a Cascais24, Guilherme Ferreira, 33 anos, que vive em Sintra e abraçou a arte da estátua viva e da mímica aos 17 anos.

No entanto, acrescenta o artista, também interpreta como estátua viva o chamado cantor romântico e, entre as personagens, os saudosos Carlos Paião e Elvis Presley.

Guilherme Ferreira, que faz do seu modo de vida a arte que encanta qualquer um, quer pelo rigor técnico, quer pela rara beleza plástica da criação das personagens, tem igualmente participado em diversos festivais nacionais e internacionais.

“Já este ano tenho convites para estar presente em festivais de estátua viva na Roménia, na Bélgica e na Holanda”, conta Guilherme Ferreira – um verdadeiro artista na arte da estátua viva e da mímica.

A solo, Guilherme Ferreira atua preferencialmente no Verão e em lugares de grande concentração turística, como são os casos de Cascais e da baixa lisboeta...

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 16

Bombeiros de Alcabideche resgataram com sucesso cão que tinha caído a poço

Atual

Por Redação
17 maio 2019

Os Bombeiros de Alcabideche resgataram, com sucesso, esta sexta-feira, de madrugada, um cão que tinha caído a um poço, em Bicesse.

Miguel Jerónimo, Adjunto Comando
O alerta foi dado pelos donos do canino, de médio porte, pouco depois das quatro horas da manhã.

“O animal encontrava-se quase no limite das suas forças, na água do poço, a cerca de 8 metros de profundidade”, revelou, a Cascais24, Miguel Jerónimo, Adjunto de Comando dos Bombeiros de Alcabideche, que dirigiu a operação de resgate.


Na operação noturna estiveram envolvidos 9 operacionais dos Bombeiros de Alcabideche, entre os quais e equipa de grande ângulo, apoiados por três veículos.


O poço encontra-se situado em terreno privado e, normalmente, está fechado, mas obras em curso deixaram-no esta madrugada a descoberto.


Ver o original em "CASCAIS24" na seguinte ligação::

http://www.cascais24.pt/p/blog-page_633.html

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 17

Hospital de Cascais sob investigação

Saúde


Por Redação
16 maio 2019
Apesar da administração do Hospital de Cascais, vulgo Dr. José de Almeida, repudiar e negar uma reportagem avançada pela SIC de haver alegada falsidade nos resultados clínicos e algoritmos do sistema de triagem da urgência para aumentar as receitas que são pagas à parceria público-privada, a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde e o Ministério Público abriram inquéritos para que seja averiguada, até à exaustão e cabalmente a denúncia.

A denúncia foi feita à SIC por atuais e ex-funcionários da unidade hospitalar, maioritariamente enfermeiros.

Na sequência da reportagem, o Conselho de Administração do Grupo Lusíadas, que detém a parceria público-privada do Hospital de Cascais, numa nota enviada à Comunicação Social, entre a qual Cascais24, garante que “não tem conhecimento de quaisquer denúncias efectuadas por quaisquer profissionais a quaisquer entidades judiciais ou extrajudiciais, nomeadamente ao seu conselho de administração”.

No mesmo comunicado, o “Hospital de Cascais repudia e nega formalmente qualquer envolvimento no falseamento de quaisquer resultados clínicos ou de quaisquer algoritmos de sistema de triagem” e acrescenta, que, contudo, tendo em consideração que os factos relatados na reportagem, “a terem ocorrido, se referem a comportamentos individuais, o Grupo Lusíadas irá proceder à aferição da veracidade dos mesmos e no caso de haver comportamentos inadequados, de proceder à...

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 15

Valha-nos um Presidente assim!

                                                                                16 MAIO 2019

A pré-campanha para as eleições europeias foi, decididamente, engolida pelas múltiplas ocorrências que propositadamente baralharam a crise política desviando a atenção dos eleitores para uma parafernália de casos acessórios de insultos e acusações, evitando o que seria essencial.  Desde o patético ameaço do primeiro ministro em se demitir, aos enfermeiros que se queixam dos inspectores da saúde, à privatização do SIRESP, ao quotidiano da violência doméstica, aos malabarismos de Mário Centeno, que nos força a aceitar uma carga fiscal, superior em 6,5% à que sofremos em 2018 arrecadando mais 4 mil milhões em impostos num só ano, tudo são motivos para nos tentar fazer esquecer o enorme descontentamento que se respira com a gestão do sr. Costa … acompanhado por “sus muchachas e muchachos”.

Em lugar de nos apresentarem propostas concretas e concordantes com a acção que eventualmente possam vir a desempenhar em Bruxelas, os candidatos às europeias esgatanham-se com progressiva intensidade nos insultos, nas acusações e em todas as “fake ocorrências” que possam desacreditar os seus oponentes, numa luta infantil, com foros de birra de gentinha...

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 31

Raide na cadeia do Linhó “caça” droga, álcool e telemóveis

Segurança

Por Redação
15 maio 2019

Um raide seletivo a 40 celas do Estabelecimento Prisional do Linhó, na freguesia de Alcabideche, em Cascais, culminou, esta segunda-feira, à noite, na descoberta e apreensão de 14 telemóveis, seringas, comprimidos e, entre outros produtos proibidos, garrafas de bebidas alcoólicas artesanais.

A Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais confirmou a rusga, lançada no âmbito da prevenção e combate à entrada e circulação de produtos e bens ilícitos em contexto prisional e que mobilizou guardas do próprio estabelecimento prisional e do Grupo de Intervenção e Segurança Prisional (GISP), além de meios cinotécnicos.

Nas buscas realizadas entre as 21 horas e as 24 horas de segunda-feira, foi possível detetar e confiscar 14 telemóveis, carregadores artesanais, quatro "pen drives", quatro objetos cortantes artesanais, duas seringas, 25 comprimidos e dois frascos de anabolizantes, pequenas quantidades de substâncias presumivelmente estupefacientes, cinco garrafas de bebida alcoólica produzida artesanalmente e 20 euros em dinheiro.

Segundo os serviços prisionais, “os reclusos em cuja posse foram apanhados os objetos e bens ilícitos serão objeto de procedimento disciplinar e/ou criminal previstos na Lei".

Ver o original em "CASCAIS24" na seguinte ligação::

http://www.cascais24.pt/p/blog-page_348.html

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 18

A Verdade por detrás da Grande Mentira

                                                                             15 MAIO 2019

Quem vive, trabalha ou visita regularmente Cascais já foi certamente tocado por pelo menos um dos muitos slogans de propaganda da coligação PSD e CDS, comandada por Carlos Carreiras, que nos  tenta inculcar a ideia de que este é "O melhor lugar do Mundo para viver",  que Cascais é o concelho que descobriu e pôs em marcha o mais revolucionário sistema de mobilidade e de transportes, o "célebre" MobiCascais, cuja fama ultrapassou fronteiras e, de tão "inovador e avançado que é, até Los Angeles e New York o querem copiar". 

Em Cascais, dizem os superlativos slogans, a Cultura, o Desporto e o Lazer, "acontecem" e são constantes na vida de todos. 

Aqui, diz quem comanda o destino do concelho que detém o desonroso record da maior densidade de instituições de "solidariedade" social por km2, temos uma  Câmara PSD/CDS  muito "Elevada às pessoas"!

Como quando não se veste o corpo de bom pano e se sabe que um dia virá que, por melhor 'grife' que o fato tenha, o mau pano se rasga deixando despido na praça o mais hábil dos mentirosos, assim ontem sucedeu na apresentação a um muito restrito e selecto número de pessoas, composto sobretudo por quadros dirigentes...

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 44

Andou a fazer pagamentos com notas falsas durante dois anos

Segurança

Por Redação
15 maio 2019

O Departamento de Investigação de Ação Penal (DIAP) de Cascais está a investigar um homem, 26 anos, que andou a pagar com notas falsas, quase perfeitas, durante quase dois anos bens que adquiria.

Segundo a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa, o suspeito foi entretanto detido pela Polícia Judiciária (PJ) e uma vez submetido a primeiro interrogatório judicial, viu o juiz de Instrução Criminal de Cascais aplicar-lhe como medida de coação a obrigação de permanência na habitação, com vigilância eletrónica.

No entanto, o arguido aguarda em prisão preventiva a efetivação daquela medida.

Na base da decisão do juiz de Instrução Criminal de Cascais estiveram os pressupostos de perigo de continuação da atividade criminosa e de perturbação do inquérito.

O homem é suspeito da prática de, pelo menos, 7 crimes de passagem de moeda falsa, um crime de falsificação de documento agravado e um crime de condução sem habilitação legal.
 
No essencial, segundo o Ministério Público, ficou fortemente indiciado que o arguido de julho de 2017 em diante, por diversas vezes, entregou notas falsas a terceiros, para pagamento de bens que adquiria, fazendo-as passar por verdadeiras, causando-lhes prejuízo patrimonial.

Não obstante o arguido não ser titular de documento legal que o habilitasse a conduzir, tinha na sua posse uma carta de condução com o seu nome e fazia-se deslocar habitualmente ao volante de um veículo...

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 30

Promiscuidade entre certos poderes e o Estado?

                                                                                 15 MAIO 2019

Segundo a agência Lusa noticiou em 22 de abril, tinha dado entrada na Justiça um processo conjunto da Caixa Geral dos Depósitos, do Novo Banco e do BCP executando Joe Berardo, e mais três empresas a si ligadas (a Fundação José Berardo – Instituição Particular de Solidariedade Social, a empresa Metalgest- Sociedade de Gestão e a empresa Moagens Associadas, SA.),para a cobrança de uma dívida de 962 milhões de euros.
 
Dos trâmites deste processo fez parte a audição parlamentar que teve lugar, ontem, dia 11 de Maio, na Assembleia da República, sessão que foi transmitida pelo canal de televisão da AR, para espanto e indignação de uma numerosa audiência que, perplexa, assistiu à vergonhosa prestação deste comendador travestido de vigarista.
 
Consultados os registos, ficámos a saber que Joe Berardo já tinha estado envolvido em várias situações controversas que chegaram aos meios de comunicação social, nomeadamente, aquela pela qual em 1990, foi citado na Comissão de Inquérito “van Zyl” pela exportação ilegal de cicadáceas, desviando-as do Transval para a ilha da Madeira, tendo declarado o valor das plantas por menos de um décimo do valor de...

Corrupção, clientelismo e lobismo

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 34

Idoso de 72 anos colhido por comboio em S. João do Estoril

Segurança
Repórter do CASCAIS24 capta resgate de idoso vítima de atropelamento ferroviário (Fotos EMANUEL CÂMARA)
Por EMANUEL CÂMARA (Jornalista)
14 maio 2019
Um idoso, 72 anos, foi colhido por um comboio, esta terça-feira, ao final da tarde, na estação de S. João do Estoril e transportado pelos Bombeiros do Estoril à urgência do Hospital de S. Francisco Xavier, em Lisboa.

Segundo disse, a Cascais24, Paulo Rocha, comandante dos Bombeiros do Estoril, "o ferido sofreu uma pancada na cabeça e esmagamento de um dos pés". 
Bombeiros do Estoril conduzem idoso para ambulância
O acidente registou-se pelas 18h34, aparentemente quando o idoso atravessou a passagem de nível na tentativa de apanhar o comboio, que estava a sair da estação com destino a Cascais.

Segundo testemunhas, o maquinista travou rapidamente a composição, que estava a abandonar a estação de S. João do Estoril.

Nas operações de socorro estiveram mobilizados 9 operacionais, apoiados por 4 veículos, dos Bombeiros do Estoril, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de Cascais e a PSP.

O Cascais24 apurou que o estado do idoso é grave, mas que não corre aparente risco de vida.

Ver o original em "CASCAIS24" na seguinte ligação::

http://www.cascais24.pt/p/blog-page_442.html

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 25

Boeing 767 assusta Cascais pela baixa altitude

Segurança

Por Redação
14 maio 2019
Um boeing 767, da companhia EuroAtlantic, em voo de teste para pilotos, causou esta segunda-feira, ao final da tarde, algum alarme em Cascais ao sobrevoar os céus da região a muito baixa altitude, apurou Cascais24.

O avião comercial foi visto por milhares nos céus de Cascais a voar a muito baixa altitude, o que levou a dezenas de telefonemas de moradores para as autoridades, que também terão sido apanhadas de surpresa pela presença quase "rasante" da gigante aeronave.

No próprio Aeródromo Municipal de Cascais, em Tires, onde um vídeo mostra uma simulada tentativa frustrada de aterragem também ninguém teria conhecimento  da aproximação do Boeing à pista que, aliás não tem capacidade para receber este género de aeronave. (Ver Vídeo) 

"Os próprios controladores ficaram, inicialmente, assustados, com a aproximação do Boeing à placa e respiraram de alívio quando, depois de um voo quase rasante, voltou a elevar-se, afastando-se", disse, a Cascais24, fonte que pediu o anonimato.

Quem, sobretudo, não ganhou para o susto, devido à muito baixa altitude do aparelho comercial foram milhares de moradores, sobretudo nas regiões a norte de Cascais.

Boeing 767 eleva-se depois de uma simulada aproximação à pista de Tires
O aparelho terá acabado por aterrar em Lisboa.

Não é a primeira vez que aparelhos da EuroAtlantic, em voos de treinos de pilotos, lançam alarme social junto das populações próximas de...

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 68

Karatecas dos Bombeiros de Alcabideche conquistam 3 pódios e título de Campeões Nacionais de Seniores em Kumite

Desporto

Por Redação
14 maio 2019

O último fim-de-semana foi em grande para os karatecas dos Bombeiros de Alcabideche, que conquistaram três pódios e, ainda, o título que faltava, o de Campeões Nacionais de Seniores Equipas em Kumite, no 23º. Campeonato Nacional de Clubes, que decorreu no Portimão Arena, no barvalento algarvio.
Presente com quatro equipas em competição, os karatecas de Alcabideche Diogo Ribeiro, Jamilson Júnior, Miguel Peixoto, Mauro Hernandez, Bruno Silva e Tiago Almeida conquistaram o título depois de três eliminatórias, com a equipa a vencer na final por 3-2 contra os Celtas, do Barreiro.
“Consagrámo-nos Campeões Nacionais de Seniores de Clubes da FNKP, o único título que nos fugia havia alguns anos e prova máxima do calendário federativo”, afirmou, orgulhoso e emocionado o treinador Rui Inácio.
Também Gonçalo Costa, José Valentim e Lourenço Cipriano regressaram com a missão de dever cumprindo ao conquistarem o 3º lugar na categoria de Cadetes e Juniores em Kumite.
E como não há duas sem três, o 3º lugar do Campeonato Nacional de Clubes, escalão Juvenil, Kumite, também foi conquistado pelos atletas Diogo Inácio, Rafael Gomes, Duarte Silva e Guilherme Martins.
Mais uma vez, karatecas e treinadores da equipa dos Bombeiros de Alcabideche demonstraram que só com muito esforço e dedicação conseguem enaltecer o seu clube em cada prova em que participam.
Já na sua página pessoal do Facebook, o treinador Rui Inácio, que é também...

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 15

Boeing 767 em voo de teste para pilotos assusta Cascais pela baixa altitude

Segurança

Por Redação
14 maio 2019
Um boeing 767, da companhia EuroAtlantic, em voo de teste para pilotos, causou esta segunda-feira, ao final da tarde, algum alarme em Cascais ao sobrevoar os céus da região a muito baixa altitude, apurou Cascais24.

O avião comercial foi visto por milhares nos céus de Cascais a voar a muito baixa altitude, o que levou a dezenas de telefonemas de moradores para as autoridades, que também terão sido apanhadas de surpresa pela presença quase "rasante" da gigante aeronave.

No próprio Aeródromo Municipal de Cascais, em Tires, onde um vídeo mostra uma simulada tentativa frustrada de aterragem também ninguém teria conhecimento  da aproximação do Boeing à pista que, aliás não tem capacidade para receber este género de aeronave. (Ver Vídeo) 

"Os próprios controladores ficaram, inicialmente, assustados, com a aproximação do Boeing à placa e respiraram de alívio quando, depois de um voo quase rasante, voltou a elevar-se, afastando-se", disse, a Cascais24, fonte que pediu o anonimato.

Quem, sobretudo, não ganhou para o susto, devido à muito baixa altitude do aparelho comercial foram milhares de moradores, sobretudo nas regiões a norte de Cascais.

Boeing 767 eleva-se depois de uma simulada aproximação à pista de Tires
O aparelho terá acabado por aterrar em Lisboa.

Não é a primeira vez que aparelhos da EuroAtlantic, em voos de treinos de pilotos, lançam alarme social junto das populações próximas de...

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 116

Confrontos na praia do Tamariz envolveram grupos rivais de Sacavém e da Amadora

Segurança

Um pormenor dos confrontos este domingo no Tamariz
Por Redação
13 maio 2019
As primeiras investigações policiais aos confrontos que, este domingo, à tarde, tiveram por palco o paredão da praia do Tamariz e dos quais resultou um ferido, à facada, apontam para dois grupos rivais originários da Quinta do Mocho, em Sacavém, concelho e de Loures, e da Amadora, apurou Cascais24.

Um jovem, 20 anos, foi esfaqueado na região inferior ao pulmão esquerdo durante a rixa que teve por palco o chamado paredão, mas que levou o pânico aos tranquilos banhistas.

O ferido teve que ser assistido na urgência do Hospital de Cascais.

O incidente registou-se pouco antes das cinco horas da tarde.

Polícia identifica grupos rivais como originários de Sacavém e da Amadora
A PSP que nas últimas horas identificou alguns elementos dos dois grupos rivais em confronto procura apurar o que esteve na sua origem.

Para além de tentar perceber o que aconteceu, a Polícia procura também identificar o autor da agressão, à facada.

Recorda-se que no restabelecimento da ordem pública estiveram envolvidos, para além de agentes da Polícia Marítima, efetivos da PSP, que fizeram deslocar patrulhas móveis e a Equipa de Intervenção Rápida (EIR) da Divisão Policial de Cascais.

Ver o original em "CASCAIS24" na seguinte ligação::

http://www.cascais24.pt/p/blog-page_369.html

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 39

Taxista de Lisboa intercetado por especulação pela PSP no Estoril

Atual

Por Redação
13 maio 2019
Um motorista de táxi, de Lisboa, foi intercetado este domingo, à tarde, no Estoril, pela Esquadra de Trânsito da PSP, que o surpreendeu a cobrar ilegalmente três suplementos aos passageiros, tendo sido identificado e notificado para comparecer em tribunal por suspeita de crime de especulação, confirmou, a Cascais24, fonte da PSP.

O taxista, 59 anos, transportava do Bairro Alto para Cascais passageiros, aparentemente cidadãos estrangeiros.

Foi mandado parar no Estoril, durante uma operação de fiscalização de rotina da Esquadra de Trânsito da PSP.

Durante a fiscalização, os agentes aperceberam-se de que o motorista estava a cobrar três suplementos que os passageiros não tinham solicitado, num valor extra de 4 euros.

Depois de identificado, o motorista de táxi foi notificado para comparecer junto dos Serviços do Ministério Público de Cascais.

Entretanto, a PSP alerta a população e, nomeadamente quem tenha necessidade de fazer-se transportar de táxi que esteja atento à tarifa do taxímetro e, em caso, de suspeita a contatar as autoridades.




Ver o original em "CASCAIS24" na seguinte ligação::

http://www.cascais24.pt/p/blog-page_644.html

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 20

Apanhado a conduzir com 2,78 g/l de álcool

Segurança

Por Redação
13 maio 2019
Um condutor, 53 anos, intercetado esta segunda-feira, ao início da madrugada, na União de Freguesias de Carcavelos e Parede, acusou uma taxa de 2,78 g/l de álcool no sangue, disse, a Cascais24, fonte da PSP.

O homem foi intercetado pela uma hora da manhã por uma Equipa de Intervenção Rápida da Divisão Policial de Cascais.

Submetido ao este de alcoolemia, veio a acusar uma taxa de 2,78 g/l de álcool no sangue.

Recebeu voz de detenção e, de acordo com os trâmites legais, depois de identificado foi libertado, mediante notificação para comparecer junto dos Serviços do Ministério Público de Cascais.

Recorda-se que a PSP tem intensificado nos últimos dias a fiscalização junto dos condutores, também numa tentativa de os sensibilizar para os riscos, entre outros, da condução sob o efeito do álcool e do uso de telemóveis ao volante.

 

Ver o original em "CASCAIS24" na seguinte ligação::

http://www.cascais24.pt/p/blog-page_699.html

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 18

PÂNICO NA PRAIA. Esfaqueado em rixa entre dois grupos rivais no Tamariz

Segurança

                                                                                                                                                                              (Arquivo)
Por Redação
13 maio 2019
Um jovem, com cerca de 20 anos, foi esfaqueado na região inferior ao pulmão esquerdo durante uma rixa entre dois grupos rivais de etnia africana que, este domingo, à tarde, levou o pânico à praia do Tamariz, no Estoril.

O ferido foi inicialmente assistido e estabilizado por dois nadadores-salvadores do Tamariz, aos quais agentes da Polícia Marítima de Cascais tiveram de garantir proteção até à chegada de reforços.

Depois de estabilizado e assistido numa segunda fase pela VMER, o ferido foi transportado à urgência do Hospital de Cascais.

O incidente, apurou Cascais24, registou-se pouco antes das cinco horas da tarde, em circunstâncias que as autoridades vão agora investigar.

A rixa envolveu dois grupos e acabou por criar uma "mancha" com perto de meio milhar de pessoas, que as autoridades foram obrigadas a...

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 112

Vento afasta Caravela-portuguesa e devolve segurança às praias de Cascais

Segurança

Por Redação
10 maio 2019

A Caravela-portuguesa que, desde terça-feira invadiu algumas praias do concelho de Cascais, com especial incidência a de S. Pedro do Estoril, obrigando a içar, ora a Bandeira Vermelha, ora a Amarela, desapareceu esta sexta-feira, fazendo com que a segurança e a normalidade regressem aos areais e às águas num fim de semana que promete atrair milhares de banhistas, devido às elevadas temperaturas previstas, que poderão chegar aos 35 graus.

As últimas aparições de caravelas-portuguesas foram detetadas, pelas 12h00 em S. Pedro do Estoril e pelas 15h00 em Carcavelos, disse, a Cascais24, Pereira da Terra, capitão do Porto e comandante do Comando Local da Polícia Marítima de Cascais.

Entretanto, e conforme o previsto, o vento virou para Norte, fazendo as caravelas-portuguesas rumarem para sul, havendo a informação de que algumas terão sido detetadas nas últimas horas na Costa da Caparica.

Comandante Pereira da Terra
Frequentemente confundida com a alforreca, a Caravela-portuguesa (Physalia physalis) foi detetada, inicialmente, na praia de S. Pedro do Estoril e, mais tarde, também em Carcavelos e no Estoril, segundo revelou o comandante Pereira da Terra.

Na vigilância das praias onde foi detetada a sua presença, a Autoridade Marítima contou com a colaboração dos nadadores-salvadores, que estão ao serviço dos respetivos concessionários desde que no dia 1º de maio foi aberta oficialmente a época balnear no...

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 31

Procuradora-geral da República defende em Cascais mais proteção para menores

Atual

Por Redação
10 maio 2019

A procuradora-geral da República, Lucília Gago, defendeu esta sexta-feira, em Cascais, na abertura do 3º. Congresso de Direito da Família e da Criança, a necessidade de estudar “cirúrgicos ajustamentos” na legislação tutelar de menores.
Lucília Gago, que falava na abertura do Congresso, promovido pela Delegação de Cascais da Ordem dos Advogados, sublinhou que, além da necessária “regulamentação do acolhimento familiar e residencial, que tarda”, deve promover-se a “criteriosa e tecnicamente irrepreensível instalação de salas adequadamente equipadas para proceder à audição de crianças em Comissões de Proteção de Crianças e Jovens e nos tribunais”.
A Procurador-geral destacou que passadas duas décadas sobre a publicação de diplomas “estruturantes no âmbito da institucionalização da família e das crianças”, e de legislação mais recente, “muito caminho está ainda por percorrer”.
Na sua alocução, Lucília Gago defendeu, também, a “valorização da intervenção tutelar educativa”, no sentido de facultar aos jovens oportunidades que travem “espirais de comportamentos desviantes” e lhes proporcione “formação escolar e profissional”.
“Por via da intervenção tutelar educativa, o Estado tem o dever de promover ajuda a esses jovens, no sentido da sua construção identitária, com apoio, compreensão e firmeza disciplinadora, valorizando o seu potencial...

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 27

Ministério Público considera “ilícitas” alterações ao PDM e obriga Câmara a rever grandes projetos urbanísticos

Atual

Por Redação
10 maio 2019

A Câmara Municipal Cascais viu-se obrigada esta terça-feira, em reunião pública do executivo, a declarar nulas as alterações ao Plano Diretor Municipal (PDM) introduzidas em março de 2017, depois do Ministério Público as ter considerado “ilícitas”, na sequência de uma queixa formalizada pelo movimento “Também És Cascais” liderado por João Sande e Castro.

Para João Sande e Castro, líder do “Também És Cascais”, que concorreu às últimas autárquicas em coligação com o Partido Democrático Republicano e Juntos Pelo Povo, "o que os cascalenses devem exigir é uma Câmara que defenda o interesse público, designadamente um urbanismo e um ambiente de qualidade, e não realize alterações ao PDM destinadas a favorecer apenas alguns interesses imobiliários.". 


A Câmara aprovou em 2015 o novo PDM, tendo mais tarde suprimido ilicitamente alíneas específicas, o que permitiu que os projetos de maior envergadura e mais marcantes pela sua dimensão e localização privilegiada tivessem um número de pisos superior ao inicialmente permitido por aquele instrumento de gestão territorial.

Entre esses projectos, que agora têm que ser revistos, estão (i) o da Entrada Nascente de Cascais (empreendimento Bayview comercializado pela Mercator e Porta da Frente Christie's) - projeto urbanístico no quarteirão do Jumbo; (ii) o da antiga Praça de Touros...

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 33

Alforrecas invadem praia de S. Pedro do Estoril e obrigam a içar Bandeira Vermelha

Segurança

Por Redação
09 maio 2019
A Bandeira Vermelha está içada, temporariamente, desde terça-feira na praia de S. Pedro do Estoril, devido à deteção de alforrecas, também conhecidas como caravelas portuguesas, mas as autoridades marítimas acreditam que a segurança possa regressar esta sexta-feira.
Pereira da Terra, capitão do Porto e comandante local da Polícia Marítima de Cascais disse, a Cascais24, que a previsão oceano meteorológica aponta para o desaparecimento das alforrecas a partir de amanhã.
Os avisos aos banhistas têm sido feitos pelos nadadores-salvadores, entre o içar da Bandeira Vermelha e Amarela.
Já a Câmara Municipal de Cascais, no seu site oficial, informou que "os nadadores-salvadores da área e praias da jurisdição foram alertados, assim como os respetivos concessionários, para que possam fazer a sensibilização/prevenção local do utentes balneares".
As águas-vivas, também conhecidas como medusas ou alforrecas, são animais gelatinosos que vivem no mar, na coluna de água ou à superfície, e podem ter diferentes tamanhos, formas e cores. Estes animais têm tentáculos que podem libertar um líquido, potencialmente urticante e perigoso. Este veneno serve para paralisar pequenos animais.
O contacto com uma água-viva pode produzir irritação na pele e até queimaduras ou outras reações graves e prejudiciais.
Ao avistar uma alforreca, o banhista deve afastar-se, mas caso sinta uma picada, deve sair rapidamente da água, dirigindo-se de imediato ao...

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 41

Seu artigo publicado no jornal Costa do Sol com o título "O princípio da irresponsabilidade que pode ser o fim da recuperação"

img185

OPINIÃO (recebido o pedido de publicação sobre um artigo publicado no "Costa do Sol")

José Coelho Martins

Exmo. Sr. Vereador Luis Miguel dos Reis,

Tive oportunidade de ler o seu texto em epígrafe (e em anexo) e não resisto a comentar o teor do mesmo.

Mas antes de o fazer, gostava de deixar claro o seguinte:

                1 - Não pertenço a nenhum partido ou movimento político;

                2 - Não sou professor!....

Mas tenho um enorme respeito pela profissão em causa, o que não invalida que não tenha a noção de que, tal como noutras profissões, existem bons, médios e maus profissionais.

Estou em crer que todos os membros do Partido Socialista tiveram o azar de ter como professores os últimos antes mencionados, ou seja, os maus, pois  a malapata que revelam com esta classe profissional chega a configurar um problema de sociopatia grave, a justificar intervenção clínica urgente.

Por outro lado, talvez por terem tido o azar de lhes terem calhado os professores menos bem preparados, revelam hoje um déficit gritante de capacidade perceptiva e de inteligência no que concerne à importância estratégica desta profissão para o nosso país. E a tal não será alheio o facto, de, genericamente termos uma classe dirigente com um desempenho paupérrimo na defesa dos legítimos interesses do país e dos seus...

Conflitualidade social

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 130

Dois feridos em atropelamento em Cabeço de Mouro

Por Redação
08 maio 2019
Dois feridos, um deles grave, é o balanço de um atropelamento registado esta quarta-feira, pouco antes das dez horas da noite na estrada de Cabeço de Mouro, na freguesia de São Domingos de Rana.
 
O ferido grave é um homem, de 61 anos, que foi atropelado por uma viatura conduzida por uma idosa, de 73 anos, que também sofreu ferimentos.
 
2º. comandante Pedro Carvalho
Pedro Carvalho, segundo comandante dos Bombeiros de Carcavelos e São Domingos de Rana, disse, a Cascais24, que "o ferido grave foi transportado à urgência do Hospital de São Francisco Xavier" e a condutora do veículo, ferido considerado leve, à urgência do Hospital de Cascais.
 
Nas operações de socorro estiveram mobilizados 15 operacionais, apoiados por cinco veículos, dos Bombeiros de Carcavelos e São Domingos de Rana, a VMER e a PSP.
 

Ver o original em "CASCAIS24" na seguinte ligação::

http://www.cascais24.pt/p/blog-page_950.html

Segurança

  • Criado em .
  • Visualizações: 41
Participe na Rede

Para estar informado(a)

Registo para receber a informação da Plataforma Cascais

captcha